top of page

Protesto para usar shorts na escola


Antes de ler esse texto gostaria de destacar que é a minha opinião a respeito do assunto, dessa forma, se você for a favor ou contra pode se manifestar, mas não serão aceitos comentários maldosos e desrespeitosos.

O Colégio Anchieta em Porto Alegre foi paralisado na quarta-feira dia 24 de fevereiro, com alunas protestando a respeito da regra da escola contra o uso dos shorts nas dependências, o nome do abaixo-assinado foi intitulado: “Vai ter shortinho, sim”. E desde então muitas pessoas estão aderindo a causa por toda a internet, tendo mais de 13 mil assinantes.

Antes que me considerem machista e contra o feminismo, gostaria de destacar que não sou contra esse tipo de protesto e considero errado a ideia machista que as meninas devem viver cobertas na escola para não “distrair os meninos”. Acredito que os homens devem ter educação o suficiente para não assediarem uma mulher só pela roupa que ela usa.

Porém, acredito que toda instituição tem direito de ter suas regras. Assim como se vai em restaurantes na praia e pede-se para não entrar de biquíni e sem camisa, a escola tem o direito de estabelecer alguns padrões. Regras são normais de qualquer lugar e respeita-las é fundamental. Eu trabalho no comércio e preciso do bom-senso todos os dias para usar roupas adequadas para meu trabalho, embora não haja regras explicitas quanto a que roupa devo usar.

A escola proíbe o uso do shorts, mas não proíbe o uso da bermuda, então não está sendo negligente quanto as meninas serem obrigadas a passar calor. Por experiência própria pelo que vivenciei quando estudei, se a escola permitir o uso dos shorts haverá VÁRIAS que irão passar dos limites do bom-senso.

Então, protestar é errado? Não, cada um tem direito de protestar pelos seus direitos e acho correto quererem acabar com o machismo. Mas, se você pode usar shorts em dezenas de outros lugares, porque irá usar na escola, que assim como muitas instituições tem suas regras e proíbe? Em todo meu ensino fundamental e médio utilizei uniforme e nunca reclamei disso, estava lá para estudar e a roupa padronizada nunca me incomodou, o que me irrita de verdade é essa situação precária da educação brasileira. Então, porque ao invés de protestarem sobre o uso dos shorts, não protestam por uma educação melhor? Por que não erguem suas vozes e levantam cartazes pedindo uma educação de qualidade? Por que essas 13 mil pessoas não se unem por um Brasil melhor, com uma educação nota 1000? Há tanto a protestar, será que não estão deixando de lado o mais importante e se concentrando em coisas fúteis? Os shorts podem ser deixados de lado para serem usados em outros ambientes, mas e a educação que você leva consigo a vida inteira? Será que podemos deixá-la de lado?

Posts Destacados 

.

.

18 anos futura jornalista, fotógrafa desde 2015 e blogueira. Ama ler, escrever, conversar e fotografar. Uma grande sonhadora que quer dividir alegria e coisas boas com o mundo. Se quiser saber mais sobre mim só clicar  logo abaixo e acompanhar o blog, onde compartilho meu universo particular.

 

Procure por Tags
Posts Recentes
Sobre
Nenhum tag.
Fotografia
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Pinterest Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Long Shadow
Categorias
bottom of page